Empresários da indústria automóvel da Federação da Rússia manifestaram interesse em investir na instalação de uma fábrica de montagem de camiões da marca KAMAZ em Moçambique. A iniciativa pretende dinamizar as relações históricas de cooperação entre os dois países, ao mesmo tempo que visa impulsionar a geração de empregos, melhorar a mobilidade e contribuir para o crescimento económico nacional.
O anúncio foi feito recentemente pelo novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Federação da Rússia em Moçambique, Vladmir Nicolaevich Taravov, durante o acto de apresentação das cartas credenciais ao Presidente da República, Daniel Chapo.
Sem avançar prazos concretos para o arranque do projeto, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, falando em representação do Chefe de Estado, destacou que Moçambique já teve uma experiência positiva com os camiões KAMAZ, utilizados no país para diferentes fins. Segundo a governante, a robustez e durabilidade desses veículos justificam o interesse em ampliar a cooperação.
“A instalação de uma fábrica de montagem desta dimensão não só vai reforçar a cooperação com a Rússia, mas também responder a uma necessidade premente de criação de empregos diretos e indiretos, através da prestação e fornecimento de diversos serviços ligados ao setor automóvel”, sublinhou a ministra.
O projeto, ainda em fase de avaliação, poderá abrir espaço para uma nova etapa de industrialização no país, trazendo benefícios para a economia local e posicionando Moçambique como um ponto estratégico para a produção e distribuição de camiões na região.
0 Comentários