Ação cumpre 25 mandados e investiga esquema bilionário de lavagem de dinheiro ligado ao crime organizado
O Ministério Público de São Paulo (MPSP), em conjunto com a Polícia Militar (PM), a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda estadual, deflagrou nesta quinta-feira (25) uma operação para combater a infiltração do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis e em atividades paralelas como jogos de azar.
Batizada de “Operação Spare”, a ação cumpre 25 mandados de busca e apreensão em diferentes cidades paulistas, incluindo a capital, Santo André, Barueri, Bertioga, Campos do Jordão e Osasco. Um dos alvos foi um escritório localizado na Avenida Paulista, sede da empresa Athena Intermediações.
Esquema bilionário
As investigações apontam que o grupo era liderado por Flávio Silvério Siqueira, conhecido como “Flavinho”, suspeito de comandar um esquema de lavagem de dinheiro por meio de postos de combustíveis e empresas de fachada.
Segundo o MPSP, a estrutura movimentou mais de R$ 4,5 bilhões entre 2020 e 2024, mas declarou apenas R$ 4,5 milhões em tributos federais — cerca de 0,1% do valor movimentado. O dinheiro ilícito era inserido no mercado formal através de maquininhas de cartão, contabilidade paralela e operações de uma fintech identificada como BK Bank.
O esquema também envolvia aquisição de bens de luxo, como helicópteros, iates, imóveis e carros de alto valor, registrados em nome de laranjas.
Ligação com operações anteriores
A Operação Spare tem conexão com a Operação Carbono Oculto, realizada em agosto, que também investigou o uso da fintech BK Bank na lavagem de dinheiro do PCC.
Estrutura da operação
Participaram da ação:
28 promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado);
64 servidores da Receita Federal;
Cerca de 100 policiais militares;
Apoio da Secretaria da Fazenda e Procuradoria-Geral do Estado.
Impactos esperados
A ofensiva busca desarticular a presença do PCC em setores estratégicos da economia, como combustíveis, motéis, franquias e imóveis. O MPSP espera ainda recuperar parte dos ativos desviados e reduzir a capacidade de financiamento da facção.
0 Comentários