A Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Margarida Talapa, iniciou neste sábado (7) uma visita oficial de três dias ao Reino de Eswatini, a convite da Presidente do Senado daquele país, Lindiwe Thulile Dlamini.
Durante a estadia, Talapa e o seu esposo participam como Convidados de Honra na cerimónia do Reed Dance, o maior festival cultural de Eswatini e uma das mais expressivas manifestações culturais do continente africano. O evento, realizado na Arena de Lobamba, junto ao Palácio Real e à Residência da Rainha-Mãe, reúne anualmente mais de cem mil raparigas de diferentes clãs, que prestam vénia ao Rei Mswati III e à Rainha-Mãe. Tradicionalmente, o monarca escolhe uma jovem para se tornar sua esposa — sendo atualmente casado com 16 mulheres.
Reforço das relações bilaterais
Além da componente cultural, a visita reveste-se de grande importância política e diplomática. Nesta segunda-feira, 8 de setembro, Margarida Talapa será recebida no Parlamento Nacional de Eswatini para conversações oficiais que culminarão com a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre os dois órgãos legislativos.
O acordo abrangerá áreas como o desenvolvimento de recursos humanos, concertação político-diplomática, intercâmbio de experiências e troca de delegações parlamentares. Trata-se da primeira vez que a Assembleia da República de Moçambique e o Parlamento Nacional de Eswatini institucionalizam formalmente a sua cooperação.
Delegação moçambicana
Talapa faz-se acompanhar por uma delegação multipartidária composta pela Vice-Chefe da Bancada da Frelimo, Mariazinha Niquice, o Chefe da Bancada do PODEMOS, Sebastião Mussanhane, o Chefe da Bancada da Renamo, Jerónimo Malagueta, o Chefe da Bancada do MDM, Fernando Bismarque, além de quadros do Secretariado-Geral da Assembleia da República.
Com esta visita, Moçambique e Eswatini abrem um novo capítulo nas relações parlamentares, reforçando laços de amizade e cooperação entre os dois países vizinhos.
0 Comentários