Breaking News

Edil de Matola-Rio promete incentivos para jovens afetados pela retirada do xivotxongo

 

O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Matola-Rio, Abdul Gafur, anunciou nesta quinta-feira (07) a criação de uma linha de incentivos voltada aos jovens comerciantes que serão impactados pela proibição da venda de bebidas alcoólicas de baixo custo, vulgarmente conhecidas como xivotxongo.

Gafur reconheceu que muitos jovens têm sustentado as suas famílias através do comércio dessas bebidas e garantiu que o município vai disponibilizar apoios para que esses empreendedores possam migrar para outros tipos de negócios.

> “Vamos abrir uma linha de apoio ao jovem, que é para não se sentir prejudicado. Ele estava a vender a bebida, e retirando de um dia para o outro, poderá estar prejudicado. Portanto, como Governo municipal, vamos apoiar esse jovem e dar algum incentivo para continuar a fazer o seu negócio em outros produtos que não seja aquela bebida”, afirmou o edil.

Apesar da promessa, o edil não especificou os critérios para identificar os beneficiários, nem o valor a ser disponibilizado, tampouco os requisitos para aderir ao apoio ou as modalidades contratuais envolvidas.

Produção continua, venda ao consumidor é alvo de restrição

Mesmo com o avanço na sensibilização dos vendedores para interromper a comercialização do xivotxongo, a produção da bebida permanece ativa nas unidades fabris, uma vez que a interdição decretada incide apenas sobre a venda ao consumidor final.

A declaração foi feita por Gafur durante uma visita à única fábrica de produção de bebidas alcoólicas da vila de Matola-Rio. Na ocasião, o edil reforçou que a medida tem como principal objetivo mitigar os impactos negativos do consumo do xivotxongo na saúde pública e na segurança social.

> “Essa bebida tem gerado sérios problemas de saúde, sociais e até mortes, por isso, estamos cá para sensibilizar a sua retirada imediata”, destacou.

Contexto da medida

A retirada do xivotxongo está inserida num conjunto de ações do município de Matola-Rio para melhorar as condições de vida nas comunidades locais. A medida visa combater o consumo excessivo de álcool, particularmente entre os jovens, e reduzir os índices de violência e problemas de saúde associados à bebida.

Entretanto, o sucesso da iniciativa dependerá, em grande medida, da forma como será conduzida a transição dos vendedores para novas fontes de rendimento — especialmente se os apoios anunciados pelo edil forem claramente definidos e rapidamente implementados.

Para mais notícias sobre o desenvolvimento local em Matola-Rio, siga nossa página e ative as notificações.

🚨 Informação em tempo real está a um clique! 👉 Acesse agora o Jornal Direto 🚀

0 Comentários

📲 Baixe o App Oficial do Jornal Direto

Notícias rápidas e confiáveis de Moçambique e do mundo direto no seu telemóvel.

🔽 Baixar Agora

Type and hit Enter to search

Close