O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige amanhã, pelas 10 horas, na Presidência da República, em Maputo, a cerimónia de tomada de posse de novos membros do Conselho de Estado.
Serão empossados Alberto Chipande, Graça Machel, Eduardo Nihia e Felizarda de Boaventura Paulino, que passam a integrar o órgão durante o período correspondente ao mandato do Chefe de Estado.
Logo após a cerimónia de investidura, Daniel Chapo convocou todos os membros do Conselho de Estado para a primeira sessão ordinária, agendada para as 11 horas, no mesmo local.
Composição do conselho de estado
O Conselho de Estado é composto por figuras de relevo da vida política e social do país. Entre os seus membros encontram-se:
Margarida Adamugi Talapa, Presidente da Assembleia da República;
Maria Benvinda Delfina Levy, Primeira-Ministra;
Lúcia da Luz Ribeiro, Presidente do Conselho Constitucional;
Isac Chande, Provedor de Justiça;
Joaquim Alberto Chissano, Armando Emílio Guebuza e Filipe Jacinto Nyusi, antigos Presidentes da República;
Eduardo Joaquim Mulémbwè, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo e Esperança Laurinda Nhiuane Bias, antigos Presidentes da Assembleia da República.
Fazem igualmente parte Alcinda António de Abreu Mondlane, Maria Luísa Fonseca Neto Lázaro Massamba, Jamisse Uilson Taimo, Aminuddin Mohamad, Albino Forquilha, Ossufo Momade e Lutero Chimbirombiro Simango, eleitos pela Assembleia da República como personalidades de mérito.
O Conselho inclui ainda Venâncio Bila Mondlane, segundo candidato mais votado nas últimas eleições presidenciais.
O Conselho de Estado é um órgão de consulta do Presidente da República em matérias de interesse nacional, funcionando como espaço de diálogo político e institucional, reunindo antigos estadistas, líderes parlamentares e personalidades de reconhecido mérito.
0 Comentários