Duas viaturas escoltadas pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique foram alvo de um ataque terrorista, no domingo, na Estrada Nacional 380 (EN380), província de Cabo Delgado. O incidente ocorreu na aldeia de Pedreira, localidade de Moja, distrito de Quissanga, e deixou um ferido, além de provocar danos nos veículos.
A emboscada obrigou os restantes automobilistas a recuar até Silva Macua, interrompendo o tráfego na via. O trânsito foi retomado apenas após a chegada de uma unidade das Forças de Defesa do Ruanda, que presta apoio às operações moçambicanas no combate ao terrorismo na região.
O episódio acontece apenas dois dias depois de outro ataque, no troço entre Nangololo e a aldeia 19 de Outubro, onde homens armados interceptaram viaturas e exigiram pagamentos entre 10 mil e 30 mil meticais aos ocupantes, revelando a persistência da insegurança nas estradas de Cabo Delgado.
A situação volta a evidenciar os desafios no restabelecimento da paz e segurança na província, apesar das operações conjuntas em curso.
0 Comentários