SERNIC detém três indivíduos por crimes de burla e assaltos em Nampula

 

O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve, recentemente, três cidadãos na província de Nampula por envolvimento em diferentes actos criminais. Dois deles são suspeitos de assaltos nas vias públicas, enquanto o terceiro é acusado de burla, ao fazer-se passar por membro das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM).

Durante uma conferência de imprensa, a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, revelou que o indivíduo acusado de burla se aproveitava do processo de recenseamento militar obrigatório para enganar jovens que aspiravam ingressar nas fileiras militares. “As cobranças variavam entre 2000 e 15000 meticais, dependendo do valor que cada vítima podia pagar”, afirmou Tsinine.

O suposto burlador abordava os jovens em locais de grande aglomeração, oferecendo facilidades no processo de recrutamento. No entanto, com o passar do tempo e sem qualquer chamada oficial, as vítimas perceberam que haviam sido enganadas. Ao denunciarem o caso às autoridades, foi confirmado que o suspeito não possuía qualquer ligação com as FADM.

O indivíduo foi reconhecido por algumas vítimas durante uma de suas abordagens e detido em flagrante. Encontra-se sob custódia do SERNIC, onde decorrem os trâmites legais para responsabilização criminal.

No mesmo comunicado, o SERNIC anunciou a detenção de dois outros indivíduos, vulgarmente conhecidos como “águias”, acusados de roubo de motorizadas e bens pessoais em plena via pública. A prisão ocorreu após um acidente de motorizada no dia 5 do mês corrente, quando agentes de socorro encontraram uma catana na posse dos ocupantes.

Suspeitando de atividade criminosa, o SERNIC iniciou investigações que culminaram com a confissão dos dois jovens, que admitiram praticar assaltos e vender os bens roubados. Várias vítimas já foram identificadas.

Temos uma equipa no terreno empenhada na recuperação das motorizadas e telemóveis, bem como na identificação e detenção dos compradores dos bens roubados, com o objetivo de devolver os itens aos seus legítimos proprietários”, assegurou a corporação.

O SERNIC reitera o seu compromisso no combate à criminalidade e apela à colaboração da população na denúncia de actos suspeitos.

Postagem Anterior Próxima Postagem

📲 Baixe o App Oficial do Jornal Direto!

Tenha acesso rápido às notícias mais importantes de Moçambique e do mundo diretamente no seu telemóvel.

🔽 Baixar Agora

نموذج الاتصال