Abdul Gafur Issufo alerta que, a partir de segunda-feira, será aplicada “mão-dura” contra venda da bebida
O Presidente do Conselho Municipal da Vila de Matola-Rio, Abdul Gafur Issufo, anunciou esta quinta-feira (07) que os vendedores de bebidas alcoólicas de baixo custo, popularmente conhecidas como xivotxongo, devem retirá-las voluntariamente até segunda-feira. Caso contrário, as autoridades policiais irão intervir com medidas firmes para garantir o cumprimento da ordem.
“Já iniciamos [a retirada] há algumas semanas, mas vamos dar mais uma semana. Portanto, a partir de segunda-feira, não vamos querer ver nenhuma garrafa desta bebida pelas ruas da Matola-Rio”, declarou o edil, durante uma visita à única fábrica de produção de bebidas alcoólicas existente no município.
Gafur Issufo foi claro ao afirmar que a polícia municipal está autorizada a agir com rigor. “A nossa polícia vai recolher a bebida. Estão todos avisados. A nossa polícia está a fazer essa sensibilização, e a partir de segunda-feira, vamos fazer mão-dura à venda desta bebida”, frisou.
Problemas de saúde e mortes
De acordo com o edil, a decisão surge em resposta aos sérios impactos negativos provocados pelo consumo do xivotxongo, que tem estado associado a diversos problemas de saúde pública, distúrbios sociais e até mortes.
“Essa bebida tem gerado sérios problemas de saúde, sociais e até mortes. Por isso, estamos cá para sensibilizar a sua retirada imediata”, alertou.
Fábricas sob vigilância
Embora ainda aguarde por orientações do Governo central quanto às medidas a tomar com relação às fábricas e empresas que produzem o xivotxongo, o município já iniciou um processo de pressão e vigilância contínua.
“Vamos, diariamente, estar aqui, nesta fábrica, para vermos a linha desta bebida a parar definitivamente”, garantiu.
A medida faz parte de um esforço mais amplo da edilidade para controlar o consumo de bebidas alcoólicas nocivas e preservar a segurança e saúde da população da Matola-Rio.
Para mais actualizações sobre esta e outras notícias, siga o Jornal Direto nas redes sociais.
0 Comentários