A Electricidade de Moçambique (EDM) anunciou que oito das 11 províncias do país, incluindo a capital Maputo, vão enfrentar uma interrupção no fornecimento de energia eléctrica por, pelo menos, dez horas neste domingo.
Segundo a nota de imprensa, o corte será necessário para a realização de trabalhos de manutenção preventiva nas infra-estruturas da rede eléctrica nacional, no âmbito do Plano Anual de Manutenção Preventiva da EDM e da Hidroelétrica de Cahora Bassa (HCB).
As províncias afectadas serão Maputo, Gaza, Inhambane, Sofala, Zambézia, Nampula, Niassa e Cabo Delgado, abrangendo distritos nas regiões Sul, Centro e Norte.
A EDM alerta que, mesmo durante o período do “apagão”, todas as instalações eléctricas devem ser consideradas como estando permanentemente em tensão, de forma a prevenir acidentes.
A empresa estatal é responsável pela distribuição da energia da rede pública em Moçambique, enquanto a HCB gere a produção na barragem de Cahora Bassa, uma das principais fontes de abastecimento eléctrico do país.
0 Comentários