Breaking News

Moçambique arrecada 171,8 mil milhões de meticais em 2025, mas enfrenta saldo negativo nas contas públicas

 

Governo arrecada 171,8 mil milhões de meticais no primeiro semestre de 2025, mas despesa supera receitas

O Governo de Moçambique anunciou ter arrecadado 171.801,4 milhões de meticais — cerca de 2,6 biliões de dólares — no primeiro semestre de 2025. O valor representa 44,7% da meta anual de 385.871,8 milhões de meticais.

No mesmo período, a despesa pública atingiu 213.432,5 milhões de meticais, equivalente a 41,6% do previsto para o ano. Embora o número esteja abaixo da execução registada no primeiro semestre de 2024, quando se gastaram 226.520,4 milhões (39,9% da meta anual), a variação aponta para um decréscimo real de 8,6%.

As informações foram apresentadas pelo porta-voz do Governo, Inocêncio Impissa, após a 28ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que aprovou o balanço do Plano Económico e Social e Orçamento do Estado (PESOE) de 2025. O documento seguirá para apreciação na Assembleia da República.

Impissa, também ministro da Administração Estatal e Função Pública, salientou a execução eficaz do Plano dos Primeiros 100 Dias de governação, assente numa abordagem integrada e na territorialização das acções do PESOE.

Apesar de uma contracção económica no semestre — atribuída a manifestações violentas pós-eleitorais, ataques terroristas em Cabo Delgado, eventos climáticos extremos e os impactos de conflitos no Leste Europeu e Médio Oriente —, o Governo aponta avanços na estabilidade macroeconómica e política, com a criação de linhas de financiamento ao sector produtivo e iniciativas de bem-estar social.

Dos 231 indicadores avaliados no PESOE 2025, 134 (58%) cumpriram a meta, 56 (24%) foram atingidos parcialmente e 41 (18%) não tiveram execução.

Na mesma sessão, foi aprovada a extinção da empresa pública Regadio do Baixo Limpopo (RBL), que operava em cerca de 40 mil hectares. A gestão passará ao Instituto Nacional de Irrigação (INIR), visando reforçar a ligação às políticas nacionais de agricultura e garantir apoio técnico a 21 mil produtores, com a meta de reduzir gradualmente a dependência de subsídios estatais.

O RBL explorava cerca de 10 mil hectares, tendo o arroz como principal cultura, além de milho, algodão e outras produções.

🚨 Informação em tempo real está a um clique! 👉 Acesse agora o Jornal Direto 🚀

0 Comentários

📲 Baixe o App Oficial do Jornal Direto

Notícias rápidas e confiáveis de Moçambique e do mundo direto no seu telemóvel.

🔽 Baixar Agora

Type and hit Enter to search

Close